A porta de enrolar automática é um modelo de porta muito utilizado nos mais variados ambientes, desde residenciais até os comerciais. No entanto, é comum que as pessoas não saibam como manter essa porta em boas condições.
Para garantir a durabilidade de sua porta automática de enrolar, é importante seguir uma série de cuidados. De modo que, seu investimento na aquisição da porta dê o retorno esperado em durabilidade.
Afinal, portas de enrolar duram mais de 15 anos quando são bem cuidadas no dia a dia. Pensando nisso, trouxemos dicas que vão te ajudar na manutenção e conservação da porta de enrolar automática. Confira tudo a seguir.
5 dicas para conservar a porta de enrolar automática
Nós listamos 5 dicas práticas que vão te ajudar a conservar a sua porta de enrolar automática independentemente de onde o modelo está instalado.
Garantindo assim, que você tenha praticidade de utilizar a sua porta. Bem como, possa garantir que a peça tenha longa durabilidade em seu imóvel. Confira.
1. Faça a limpeza regular
É importante ter o cuidado de fazer a limpeza regular de sua porta. Procure remover poeira, sujeira e detritos que se acumulam sobre a superfície da porta de enrolar automática.
Tendo em vista que, basta usar um pano macio e detergente neutro para que consiga limpar toda a superfície da porta.
Dessa forma, o funcionamento será beneficiado. Assim, garante-se que a porta possa ser acionada todos os dias sem apresentar arranhões ou danos por estar com poeira em excesso acumulada.
É necessário perceber que, o acúmulo de poeira sobre a superfície da porta está intimamente relacionado ao local onde ela está instalada. Em ruas de grande movimentação é natural que seja preciso lavar a porta todos os meses.
Já em locais com menor fluxo de pessoas e carros a porta tende a ficar limpa por mais tempo. O que faz com que não exista uma periodicidade igual e ideal para todos os imóveis.
Na realidade, o mais indicado é observar a sua porta para que possa acompanhar a necessidade de limpeza. A partir de então, poderá ter uma periodicidade personalizada para sua propriedade.
2. Lubrificação de componentes
Outro cuidado que deve ser mantido com regularidade é justamente utilizar produtos de boa qualidade para fazer a lubrificação de componentes.
O objetivo é que trilhos, roldanas e engrenagens estejam corretamente lubrificados para que tenham o funcionamento suave e adequado.
Dessa forma, é possível garantir a abertura e fechamento adequados para sua porta de enrolar automática, evitando danos estruturais.
O que contribui para que seja possível garantir longa vida útil da porta de enrolar automática. Tudo isso sem a necessidade de contratar regularmente uma equipe para a manutenção.
Afinal, a aplicação de lubrificante adequado pode ser feita pelo proprietário do imóvel após a limpeza da porta, por exemplo.
O que vai garantir que a estrutura esteja nas melhores condições de uso diário. Evitando que seja necessário se preocupar com eventuais danos causados por ressecamento na estrutura.
3. Evitar abertura e fechamento manuais
É importante ter em mente que, a porta de enrolar automática é uma peça que dura mais justamente por não ter a abertura e fechamento manuais.
Muitas vezes as pessoas forçam a abertura manual em momentos que ocorrem falta de energia elétrica. No entanto, isso acaba trazendo danos para a estrutura da porta.
O ideal é sempre ter um nobreak, uma portinhola ou uma entrada para pedestre. Dessa maneira, evita-se que seja necessário forçar a entrada por falta de energia elétrica.
Portanto, é possível garantir que não haverá nenhum dano em sua porta de enrolar automática.
Uma vez que, a abertura manual aumenta as chances de sua porta sofrer algum amassamento ou danos. Essas situações ocasionam necessidade de manutenção profissional e diminuição da vida útil da porta.
4. Faça manutenção profissional
Se você já investe tempo em cuidar da porta limpando e lubrificando, é possível solicitar a manutenção profissional com menor regularidade.
Todavia, essa manutenção, ao menos anual, é indispensável para que todas as condições da porta sejam verificadas.
O profissional poderá, por exemplo, verificar as condições dos motores, para que estejam em bom funcionamento sempre. E em caso de sinais de desgaste, corrosão ou deformação das peças, o responsável pela manutenção poderá fazer a substituição, visando evitar que a porta quebre durante o uso.
Lembre-se que, a manutenção preventiva é sempre mais em conta quando comparamos com a manutenção necessária por causa de um dano existente na porta.
Portanto, vale muito a pena ter o cuidado de contratar uma equipe confiável, com profissionais que tenham boa reputação. Assim, eles podem identificar problemas precocemente e fazer as devidas substituições.
Dessa forma, a porta automática de enrolar ganha durabilidade, contribuindo para que seja possível ter qualidade no longo prazo. Afinal, também é preciso fazer uma inspeção de cabos e correntes, bem como, analisar todos os componentes que possam sofrer danos com o passar dos anos.
5. Troque as pilhas de controles
Muito embora não seja uma manutenção diretamente na própria porta, é necessário trocar as pilhas de seus controles remotos quando começam a dar sinais de problemas.
Tendo em vista que, a porta automática de enrolar é acionada pelo controle remoto. E por isso, a pilha deve estar em boas condições para que se tenha um uso facilitado no cotidiano.
Afinal, isso vai evitar que você precise entrar pela portinhola ou tente abrir a porta manualmente.
Por isso mesmo, é algo que evitará danos desnecessários em sua porta, garantindo longa vida útil para seu equipamento.
Fale com a Guaruportas
Para ter uma porta automática de enrolar de qualidade, durável e resistente é preciso escolher um modelo compatível com seu ambiente.
Bem como, fazer a aquisição de uma porta que seja adequada para seu ambiente é de extrema importância. Por tudo isso, é útil contar com quem é líder no segmento.
A Guaruportas disponibiliza o envio de suas portas para todo o país. Temos equipe qualificada para conferir medidas e oferecer orçamento justo indo visitar seu imóvel.