Uma das grandes vantagens da porta automática de aço é a variedade de modelos disponibilizados no mercado. Isso ajuda a aumentar a usabilidade da peça, pois cada tipo de porta atende uma demanda diferente.
Mas existem diversos outros benefícios por escolher uma porta automática de aço. A segurança que esse tipo de porta oferece é uma dessas qualidades. Por ser produzida em aço galvanizado, ela é muito mais resistente e segura.
E a resistência do metal ajuda a aumentar a durabilidade da peça, ou seja, a vida útil do seu portão. Assim como a manutenção preventiva é mais fácil, rápida e os riscos de danos permanentes são bem pequenos.
Agora que você já viu o quanto uma porta automática de enrolar em aço é cheia de vantagens, vamos te mostrar os detalhes de cada modelo para te ajudar a encontrar o tipo certo para o seu projeto.
- O que é uma porta automática de aço
- Como escolher um modelo de porta automática de aço
- Tipos de portas automáticas de enrolar para escolher
- Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de portas
- Vantagens e desvantagens dos materiais usados na fabricação de portas
- Onde comprar um modelo de porta automática de aço
O que é uma porta automática de aço
A porta automática de aço é muito fácil de ser reconhecida, principalmente pelo seu sistema de abertura.
Quando acionamos uma porta desse modelo a sua estrutura metálica inicia a abertura vertical, enrolando toda a lâmina em um bastão fixado na parte superior da parede. O processo de fechamento é o contrário: a lâmina que está enrolada passa a ser desenrolada aos poucos até atingir o chão.
A abertura e fechamento acontecem através do funcionamento de um motor que aciona correias para o processo. Tudo ocorre em poucos segundos, porém com segurança para não causar acidentes.
Ter uma porta automática de aço é sinônimo de praticidade na rotina, pois ela não necessita de ação manual. Assim, a segurança de quem está acionando o portão é ainda maior. Todos esses fatores mostram o quanto escolher um modelo de aço automático é a melhor opção.
Como escolher um modelo de porta automática de aço
Agora que você já sabe o que é uma porta automática de aço e conhece os benefícios, vamos te mostrar como escolher o modelo certo para o seu projeto.
Entenda a necessidade do seu ambiente
O primeiro passo na escolha da porta certa é identificar quais as suas necessidades. Isso é feito analisando o ambiente e o local onde o portão será instalado.
Um ambiente externo precisa de um modelo mais forte e seguro, já espaços dentro de galpão ou no quintal de casa podem receber uma porta mais aberta e moderna.
Conheça as dimensões do local onde a porta será instalada
Depois é necessário medir a altura e largura do vão onde a porta automática de aço será instalada. Com essas medidas é que o valor final da peça será calculado, assim como também será considerado o estilo de porta e os acessórios.
Também é importante saber qual o fluxo de aberturas que o local tem. É com base nessa frequência que o tipo de motor é escolhido.
Escolha o tipo de porta que melhor atende seu espaço
Agora, com base em tudo que você definiu anteriormente, é hora de escolher o modelo de porta automática de aço que mais atende seu projeto. São basicamente 4 tipos principais: Fechado, Transvision, Grelha e Tijolinho.
Escolha os acessórios que deseja na sua porta automática de aço
Apesar de toda a sua praticidade de uso, a porta automática de aço ainda permite que os clientes adicionem acessórios que tornam o processo mais facilitado.
Esses acessórios podem ser de segurança, para o visual final do projeto e ainda para abertura facilitada por smartphone.
Tipos de portas automáticas de enrolar para escolher
Porta automática de aço Fechada
Esse modelo de porta é o mais fácil de ser reconhecido, pois ele tem estrutura inteiriça de metal, sem nenhum furo ou abertura. Na parte visual, o aspecto é de que se trata de uma única chapa de aço que foi instalada.
Porém, a porta de aço fechada é produzida em lâminas horizontais que são encaixadas até formar o portão completo. Com essa técnica, o transporte e instalação são mais simples, assim como também é possível substituir apenas uma parte, caso sofra danos.
A sua estrutura totalmente fechada aumenta a resistência da peça contra possíveis tentativas de invasão. Arrombar uma porta automática de aço fechado é muito mais complexo que os outros modelos.
Além disso, é muito difícil danificar sua estrutura a ponto de conseguir acessar o ambiente. E não apenas pela resistência do metal, mas também pelo tipo de trava utilizada com o sistema automático.
Esse é o motivo da porta fechada ser tão encontrada no comércio de rua de todo o Brasil. Em locais onde a porta é o único meio de proteção, a resistência é extremamente importante.
Garagens de prédio residenciais, casas ou até mesmo de empresas podem utilizar a porta automática fechada. Seu sistema permite que todos que tenham a chave possam acessar o local sem precisar nem mesmo sair do veículo.
Até mesmo para porteiros os portões automáticos são indicados, eles facilitam a rotina e permitem o uso de sistema de controle externo.
Apesar da sua estrutura sólida, a porta automática de aço fechada pode ser produzida com uma portinhola. Essa saída extra é uma alternativa para quem não tem outra porta de acesso ao ambiente.
A sua aparência é um pouco mais pesada que os outros modelos, porém hoje existem diversas opções de pintura que deixam o layout mais leve.
Porta automática de aço Grelha
O modelo de porta automática de aço grelha é uma das opções vazadas desse tipo de portão. Sua estrutura é basicamente inteira de metal com furos ovais por toda a sua placa.
Esses furos são enfileirados e preenchem toda uma lâmina da porta, com a largura maior que a altura. O contorno de aço ao redor dos furos é grosso, o que ainda confere muita resistência à porta, mesmo contendo espaços vazados.
á falamos, as portas de enrolar de aço são instaladas com lâminas, por isso, a porta grelha pode ser intercalada com o modelo fechado. Nessa configuração, ela é chamada de meia cana fechada furos oblongos, justamente por combinar os dois modelos.
Essa é a configuração mais encontrada da porta automática de aço grelha, pois ela mantém a resistência do modelo fechado, mas sem impedir a completa visibilidade e entrada de luz no ambiente.
A porta grelha é muito utilizada em açougues, lojas de galerias e ainda garagens de casa, principalmente no formato de meia cana fechada furos oblongos. Assim, o espaço não fica completamente fechado e a circulação do ar evita o acúmulo de cheiro forte no ambiente.
O visual da porta automática de aço é mais leve que o modelo fechado, porém ainda contém muitas partes de aço. A pintura é uma alternativa para tornar mais bonito o seu portão.
Porta automática de aço Transvision
A porta automática de aço transvision é o modelo considerado mais bonito. Isso porque sua aparência é leve, mesmo sendo inteiriça. O seu grande diferencial são os microfuros que estão presentes em toda a sua estrutura de aço.
Esses microfuros permitem uma visibilidade limitada do ambiente, porém de uma maneira mais leve. A iluminação e a ventilação não são comprometidas e combinam com qualquer estilo trazendo mais modernidade ao ambiente.
A porta automática de aço transvision é muito resistente. Porém, por conter diversos furos se torna um pouco mais frágil. É por isso que ela é recomendada apenas para ambientes onde existe outro tipo de proteção extra.
Como, por exemplo, lojas de shoppings onde existe a presença de uma segunda porta de proteção e ainda seguranças. Tudo isso contribui para a preservação do seu comércio.
Outro local onde ela é muito utilizada é dentro de empresas para separar setores. Em companhias organizadas dentro de galpões a porta transvision são ótimas para separar salas importantes ou até mesmo o estoque e cozinha.
Se você tem uma academia ou uma oficina no interior do seu quintal, a porta transvision também pode ser usada para proteger o ambiente contra a chuva e o sol frequente. E o melhor é que ela não deixa o espaço pesado e nem atrapalha a sua decoração.
Porta automática de aço Tijolinho
O outro modelo de porta automática de aço vazado é o tijolinho. Esse tipo de porta é comumente confundido com a grelha, justamente por ambos conter furos em sua superfície.
Porém, as diferenças são muitas. A começar pelo tipo de furo que no tijolinho tem formato retangular e com dimensões maiores. A posição dos furos também é diferente, na porta tijolinho, os espaços vazados são intercalados e formam um aspecto de tijolos em paredes.
O contorno de aço é mais fino, o que permite uma visibilidade completa do interior e exterior do ambiente. Da mesma maneira, a entrada de luz e a circulação de ar são completas, o que torna o espaço mais agradável.
Por outro lado, a sua resistência é menor e o ideal é que haja uma segunda camada de proteção. Na maioria das vezes a porta automática de aço tijolinho é usada em lojas que contém vitrines de vidro.
Assim, a porta de metal ajuda a proteger o ambiente sem impedir a visualização dos produtos e da loja. Com a dupla proteção não há risco de invasão, então os benefícios são muitos.
Ela também é muito usada em oficinas setorizadas. Com a porta tijolinho, cada profissional pode utilizar seu ambiente individualmente e ainda manter a ventilação. Ideal no uso de produtos com cheiro forte e até mesmo com a presença de gasolina, que impedem a instalação de uma porta fechada.
Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de portas
Cada estilo de porta tem suas vantagens e desvantagens e é isso que vamos te apresentar agora. Assim você poderá definir qual a melhor opção para sua casa ou empresa.
Porta automática de aço
A porta de enrolar automática de aço é um modelo que ocupa pouco espaço, tem abertura simplificada e é muito resistente. Sua desvantagem é o peso final da peça, que por ser fabricada em material de metal tem peso superior aos outros modelos.
Porta basculante
A porta basculante tem funcionamento parecido com a porta de enrolar, porém sua estrutura é levantada e não enrolada. Ela também ocupa pouco espaço, porém exige cuidado durante o seu acionamento e espaço externo para as folhas de metal.
Porta pivotante
A porta pivotante é o modelo tradicional encontrado em todas as residências. Ele é muito útil, porém nada eficiente para uma garagem ou comércio. Isso porque ela exige muito espaço para sua abertura completa e se torna muito pesada.
Porta de correr
A porta de correr é ótima para quem tem pouco espaço, porém ela não fecha completamente o ambiente, o que ainda permite a entrada de ar e pode apresentar muitos problemas com os trilhos.
Vantagens e desvantagens dos materiais usados na fabricação de portas
O tipo de material usado na fabricação da porta também interfere nos seus benefícios. A porta de madeira, por exemplo, é ideal para a parte interna de casas. Porém, não pode ser usada em ambientes externos, já que a madeira é danificada com a chuva e o sol.
O PVC é normalmente usado na fabricação do modelo de porta camarão, que retrai e é perfeito para ambientes pequenos. Por outro lado, o material é frágil e facilmente quebrado. Assim, não pode ser utilizado como proteção de garagens e comércios.
As melhores opções para portas externas são o aço galvanizado e o alumínio, pois ambos são muito resistentes ao tempo e fortes contra invasões. O alumínio ainda tem a vantagem de manter um peso muito inferior ao do aço, apesar de ser mais caro.
Onde comprar um modelo de porta automática de aço
Você já viu o quanto é importante conhecer e escolher o modelo certo de porta automática de aço para o seu projeto. Mas pode ser que ainda não tenha pensado no quanto é primordial escolher uma empresa séria para produzir o seu portão.
Uma empresa com credibilidade garante mais tranquilidade ao longo dos anos de uso, pois a peça final não contém imperfeições que atrapalhem o seu funcionamento. Assim como uma instalação mal realizada pode causar problemas.
A Guaruportas é uma empresa que atua há mais de 15 anos no mercado de portas de aço automáticas de enrolar. Nosso objetivo é sempre oferecer produtos de qualidade para proporcionar aos clientes o máximo de satisfação.
Download: Catálogo de Produtos