Porta Automática de Enrolar: 13 dúvidas interessantes sobre ela

Porta Automática de Enrolar

Antes de escolher o modelo e o tipo de porta automática de enrolar para o seu projeto é preciso conhecer mais sobre elas.

Que esse tipo de porta é um dos preferidos de quem tem comércio todos nós sabemos, mas ainda assim é ideal saber os detalhes que elas contêm. Pensando nisso, selecionamos as principais dúvidas de quem pretende comprar uma porta automática de enrolar.

Com base nessas informações sua escolha se tornará muito mais simples e perfeita para a necessidade do seu ambiente. Então, confira abaixo!

  1. Como funciona uma porta automática de enrolar?
  2. Quais os modelos de porta automática de enrolar?
  3. Quais os tipos de motores utilizados na porta automática de enrolar?
  4. Quais os materiais usados na fabricação da porta automática de enrolar?
  5. Onde é utilizada a porta automática de enrolar?
  6. Porta automática de enrolar pode ser instalada por fora?
  7. Como fazer a manutenção de uma porta automática de enrolar?
  8. Porta automática de enrolar é segura?
  9. Porta automática de enrolar consome muita energia?
  10. Como abrir porta automática de enrolar em caso de falta de energia?
  11. Qual a largura padrão de uma porta automática de enrolar?
  12. Quanto custa uma porta automática de enrolar?
  13. Onde comprar uma porta automática de enrolar?

O funcionamento da porta automática de enrolar pode parecer complicado, porém o sistema é bem simples.

De maneira básica, esse sistema é composto por um motor que é o responsável pelo acionamento da porta, uma corrente que efetivamente move o metal e um suporte onde a porta é enrolada.

Claro que existem diversas outras peças que participam desse processo. Como, por exemplo, alguns itens que tornam o acionamento ainda mais moderno e seguro. As descritas anteriormente são apenas as principais.

Após apertar o botão do controle, o sensor envia um comando que inicia o funcionamento do motor e começa a girar as correias. Conforme as correntes se movimentam a porta é levantada ou abaixada e assim permite a entrada ou fecha o espaço de abertura do ambiente.

Porta Automática de Aço

 

 

Uma das vantagens da porta automática de enrolar é a variedade de modelos disponíveis no mercado. São pelo menos 4 tipos mais tradicionais que, com certeza, vão atender a sua necessidade.

Porta automática de enrolar tipo tijolinho

A porta de enrolar tijolinho tem esse nome justamente pelo aspecto de uma parede de tijolinhos que sua estrutura forma. Isso é causado pelos espaços vazados que são presentes em toda a porta.

Nela, esses espaços são retangulares e com bordas finas de metal que contornam toda a sua estrutura. Ela tem alta visibilidade interna do ambiente, permite entrada de luz e de ventilação.

Porta automática de enrolar tipo transvision

Já o modelo transvision é conhecido por ser o mais moderno dos estilos. Toda a sua estrutura é composta por metal com furos bem pequenos que oferecem uma visibilidade limitada do ambiente.

Ela permite a entrada de iluminação e a circulação de ar, mas não tem tanta visibilidade quanto os modelos vazados. Isso ajuda a manter certa privacidade e segurança dentro do ambiente.

Porta automática de enrolar tipo fechada

Esse modelo é o mais tradicional no Brasil. Ele é formado por uma única folha de metal que isola completamente o espaço. Na verdade, essa é a imagem que a porta passa, mas a sua estrutura é composta por faixas de metal que são encaixadas formando o produto final.

Com a porta automática fechada não há nenhum tipo de visibilidade, assim como não há entrada de luz e a circulação de ar é limitada. Dentre os modelos, ela é a que mais oferece segurança e resistência para o ambiente.

Porta automática de enrolar tipo grelha

A porta tipo grelha é muito confundida com o modelo tijolinho, porém elas têm diferenças importantes. Essa porta também contém espaços vazados em toda a sua estrutura, porém esses furos são em formato oval.

Além disso, o contorno de metal é mais grosso e ela costuma ser utilizada em uma parte da porta fechada para aumentar um pouco a visibilidade e ventilação do ambiente.

Existem diversos tipos de motores que podem ser utilizados em uma porta automática de enrolar, mas eles basicamente se dividem em dois grupos: monofásicos e trifásicos.

A diferença maior entre eles está na capacidade de atender portas de pesos diferentes. Enquanto o modelo monofásico é recomendado para portões de até 850 kg, o trifásico é indicado para portões com peso na faixa de 1.000 kg.

O tipo de motor monofásico também permite o uso de sistema nobreak, que fornece energia em caso de queda por algum tempo.

O motor ainda pode ser escolhido conforme a quantidade de acionamentos que essa porta recebe ao longo do dia. Para isso, são considerados 3 grupos de acionamentos:

  • Comum: de 1 a 6 aberturas por dia.
  • Médio fluxo: de 6 a 20 aberturas por dia.
  • Alto fluxo: acima de 20 aberturas por dia.

Porta Automática de Enrolar

A porta automática de enrolar é fabricada em ferro galvanizado ou alumínio. As duas opções de material são resistentes e têm alta durabilidade, com a diferença no peso do produto final.

A porta de alumínio tem peso muito inferior ao do ferro e também maior maleabilidade. Já o aço galvanizado é mais forte, pesado e passa por tratamento que impede a formação de ferrugem.

O alumínio não precisa desse tratamento, pois naturalmente é resistente contra a corrosão da ferrugem.

Por ser um produto muito versátil, a porta automática de enrolar pode ser usada em qualquer tipo de projeto. Ela já é comumente utilizada em alguns locais, como, por exemplo:

Comércio em geral

No comércio a porta mais tradicional é o modelo fechado. Isso porque ela é mais resistente e oferece maior proteção para o ambiente. Nas lojas onde há vitrines, a porta tijolinho é a mais encontrada juntamente com uma proteção de vidro.

Lojas de shoppings

Nos shoppings, o modelo transvision vem ganhando espaço pela beleza da peça e a proteção do material. Até porque nesses ambientes temos a presença de profissionais de segurança que aumentam a proteção do comércio.

Residências

As garagens externas das casas são um dos locais onde a porta automática de enrolar pode ser usada. Quando a garagem está localizada dentro do terreno, o modelo de grelha ou tijolinho também podem ser usados, pois mantém a ventilação do ambiente.

Oficinas

As oficinas costumam utilizar a porta automática de enrolar para dividir o espaço de diferentes profissionais e assim setorizar o galpão.

Indústrias

Nas indústrias sempre há ambientes que precisam de proteção por conter materiais ou produtos de risco. A porta de enrolar ajuda a limitar a entrada nesses ambientes sem ocupar muito espaço do local.

Porta Automática de Enrolar

Muitas pessoas ainda acreditam que a porta de enrolar automática precisa ser instalada na parte de dentro do ambiente. Porém, a verdade é que existe sim a possibilidade de realizar a instalação na parte externa.

Nem sempre o local permite a instalação interna, seja por falta de espaço ou por dificuldade na logística. É para esses casos que foi desenvolvido uma alternativa externa muito semelhante à tradicional.

No modelo convencional o motor e a barra de fixação da folha de metal ficam na parte superior interna do ambiente. Nesse caso, o sistema fica exposto e embutido na parede.

Já na instalação externa as peças utilizadas são as mesmas, com a diferença da caixa de proteção onde as peças são instaladas e depois fixadas na parede superior. Dessa maneira não há risco de danos na automação da porta.

A manutenção de uma porta automática de enrolar é simples desde que seja realizada periodicamente.

A primeira dica é nunca realizar a abertura da porta manualmente, pois esse tipo de ação desajusta o funcionamento do sistema. Outro motivo para evitar esse ato é que o contato com a porta pode causar amassados e isso também vai dificultar a abertura e fechamento.

Lubrificar as correias e a guia da porta é essencial para manter o funcionamento adequado da porta. Assim, de tempos em tempos, veja se essas peças estão ressecadas e faça a lubrificação com graxa própria.

A porta demonstra quando está precisando de ajustes. Um dos sinais disso é o barulho e a velocidade reduzida do processo após o acionamento.

Porta Automática de Enrolar Guaruportas

A resposta é sim. Por ter um sistema automático de acionamento pode parecer que a chance de acidentes é maior, porém existem itens para controlar o processo.

As portas de enrolar automáticas são mais seguras apenas por não necessitar do contato direto da pessoa com o peso do metal. Além disso, algumas opções de porta vêm com sistema antiesmagamento, antiqueda e trava lâminas, impedindo a descida da lâmina de metal de maneira descontrolada.

Tudo isso torna a porta automática de enrolar um dos modelos mais seguros do mercado. E ainda tem a segurança contra furto. Primeiro, porque conseguir abrir manualmente um portão desse tipo é mais complicado que o modelo sem motor.

Depois também tem a questão do tempo para a abertura e fechamento da porta. O modelo manual expõe o responsável pela tarefa, enquanto a porta automática é mais rápida e com menor exposição durante o processo.

Não. Ao contrário do que é imaginado, a porta automática de enrolar não mantém seu motor constantemente em funcionamento. Ele contém um sistema de corrente de energia que apenas é ligado quando ocorre o acionamento.

Assim o gasto de energia é mínimo e somente durante a abertura ou fechamento do portão. Por isso, investir em um portão automático não vai afetar o seu gasto com energia elétrica. E sem falar que o custo-benefício dessas portas é muito superior aos gastos que ela exige.

Porta Automática de Enrolar Guaruportas

Uma dúvida comum entre aqueles que desejam comprar uma porta automática de enrolar é como é feita a sua abertura quando falta energia. Existem duas maneiras de realizar esse processo, a primeira é conseguindo entrar no espaço por outra porta.

Já na parte de dentro do ambiente é possível utilizar a talha manual que fica próximo ao motor para realizar a abertura e fechamento da porta. Ou você ainda pode solicitar a ajuda de alguém que esteja na parte de dentro da residência, comércio ou empresa.

A outra opção para quem não tem nenhum acesso alternativo ao interior do espaço é instalar um motor com nobreak. Esse aparelho garante energia extra para esses momentos de queda da luz sendo acionado automaticamente.

Com o nobreak não há preocupação, já que o acionamento da porta será feito da maneira habitual, pelo controle.

A porta automática de enrolar pode ser produzida com as dimensões que você necessitar, por isso, não existe um padrão. Hoje é possível fabricar portas com até 12 metros de altura e 15 metros de largura.

As medidas da sua porta são definidas de acordo com o tamanho do vão do seu ambiente e interferem diretamente no modelo de motor escolhido para o projeto. Isso porque o peso final da peça é que vai definir se será um usado um automatizador monofásico ou trifásico.

Porta Automática de Enrolar

A porta automática de enrolar pode ser produzida com as dimensões que você necessitar, por isso, não existe um padrão. Hoje é possível fabricar portas com até 12 metros de altura e 15 metros de largura.

As medidas da sua porta são definidas de acordo com o tamanho do vão do seu ambiente e interferem diretamente no modelo de motor escolhido para o projeto. Isso porque o peso final da peça é que vai definir se será um usado um automatizador monofásico ou trifásico.

A porta automática de enrolar pode ser produzida com as dimensões que você necessitar, por isso, não existe um padrão. Hoje é possível fabricar portas com até 12 metros de altura e 15 metros de largura.

As medidas da sua porta são definidas de acordo com o tamanho do vão do seu ambiente e interferem diretamente no modelo de motor escolhido para o projeto. Isso porque o peso final da peça é que vai definir se será um usado um automatizador monofásico ou trifásico.

 

Download: Catálogo de Produtos